O que preciso para ser um missionário?

Written by  //  21 de junho de 2011  //  Espiritual e Humana, Formação  //  1 Comment

m_IMG_1874

Vivemos nos últimos tempos uma moção muito poderosa de missão. Ouvimos em vários encontros e retiros que há um ardor missionário entre os jovens, uma vontade de largar tudo e sair evangelizando pelas ruas, levando a palavra de Deus a todos os cantos do mundo. Isso vem sido vivido pelo próprio movimento da Renovação Carismática Católica.

Essa é realmente uma grande vontade de Deus, que não tenhamos medo de evangelizar no desconhecido, ir sem receio de como as pessoas irão nos receber. Levar o primeiro amor àqueles que não conhecem o grande amor de Deus pela humanidade, um amor que “Tudo suporta, tudo crê e tudo espera” (I Cor 13). Levar uma palavra de consolo aqueles que não têm mais esperança, que estão na depressão e na angustia.

Quem já pode participar de algum projeto de missão sabe muito bem do que estou falando. São tantos testemunhos, não somente as pessoas que recebem o missionário são tocadas por Deus, como também os que levam a boa nova. Muitas vezes não precisa dizer nada, somente a presença do missionário faz como que Cristo toque no coração dessas pessoas.

No entanto muitas vezes nos perguntamos o que preciso para ser um missionário?

Primeiramente para ser missionário é necessário ter sido transformado por Deus, ter uma vida modificada através do Espírito Santo. Conhecer aquele que ira anunciar também é essencial, pois não tem como falar de alguém que não temos intimidade. E para ter intimidade com Deus é necessário ter tido um encontro verdadeiro com ele.

Podemos ver isso em João 3, 1-21, quando Jesus falou a Nicodemos que era necessário nascer do Espírito, porque aquele que nasce da carne é carne e o que nasce do Espírito é Espírito. E nessa mesma passagem Jesus explica o porquê da necessidade de passar a existir do Espírito: “O vento sopra onde quer; ouves-lhe o ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece com aquele que nasceu do Espírito.” Aquele que recebeu o espírito é guiado por Ele e se deixa mover pelo mesmo.  E é isso que um missionário precisa: ser levado por Deus. Como diz a música: “Leva-me aonde os homens necessitem tua palavra, necessitem de força pra viver”. O missionário precisa ser dócil ao Espírito Santo.

O missionário precisa também ter raízes, ter uma “casa” para onde voltar, onde possa se abastecer e receber carinho daqueles que o esperaram. Como vou fazer missão sem antes ter sido missionário dentro de um grupo de oração jovem e lá ter criado vínculos de amor. Até o próprio Cristo tinha um lar, sempre que podia voltava para estar junto dos seus.

E é nessa casa, que quando estamos em missão, temos a certeza que há alguém em oração por nós, e quando voltarmos encontraremos abrigo. Missionário precisa de vivência de grupo, de comunidade e ter a experiência de viver cada momento em sua hora.

Não podemos confundir, às vezes pensamos que para ser missionário é necessário estar em um posto importante, dentro de um núcleo de um grupo de oração, que para sermos usados por Deus precisamos de cargos e isso é uma mentira. Para Deus nos usar precisamos simplesmente de um coração dócil ao próprio Cristo e vontade de que aquilo que se sentiu seja transmitido pelo maior numero de pessoas possível.

Os maiores Santos eram os menores e os mais “loucos” diante dos homens, mas os maiores diante de Deus. Não podemos deixar nosso orgulho e vaidade estragar aquilo que Deus tem para a nossa vida e a dos outros. Lembrando sempre que cada coisa deve ser vivida no tempo certo.

A missão é algo que nos proporciona uma intimidade com o Cristo, pois o mesmo faz de nós seus instrumentos de evangelização, seja você um missionário de Cristo, e veja as maravilhas que Ele proporcionará em sua vida, como diria Santo Expedito “não deixe para amanha o que você pode fazer hoje”, comece hoje sendo missionário, lá na sua casa, e veja o mover de Deus.Que o Pai te abençoe sempre, e que interceda por você.

Pois, anunciar o evangelho não é para mim motivo de glória. É antes uma necessidade que se me impõe. Ai de mim, se eu não anunciar o evangelho!(I Coríntios: 9,16)

(fotos: Projeto Jesus no Litoral e Missão no Vale do Contestado – Ministério Jovem RCCSC – Blog do Mininistério:  http://sentinelasemsc.blogspot.com/ )

Servos | Comunicação - Escrito por: Bruna Beza

One Comment on "O que preciso para ser um missionário?"

  1. Bleidson Barbosa 1 de agosto de 2011 às 0:55 ·

    A graça e paz do nosso senhor esteja com vosco, e com todas as naçoes.
    Eu estava precisando muito ouvir fala sobre missons, eu simto prazer de falar de cristo para as pessoas, mais as vezes na verdade mim sinto muito fraco, e na ecessidade de buscar mais de Deus para minha vida.
    muito obrigado, e que Deus continue cada vez mais cuidando e abençoando todos vcs.

Leave a Comment

comm comm comm