Ministério das Artes | Servos de Deus

Written by  //  12 de agosto de 2011  //  Artes, Formação Ministérios  //  2 Comments

min.artes

O Ministério de Artes é a junção das expressões artísticas: música,dança, teatro, artes plásticas, decoração, etc. Este ministério fornece subsídios e formação para aqueles que estão trabalhando com a arte dentro dos planos da igreja católica, como bem diz a carta do Papa Joao Paulo II aos artistas(1999)
“O Concílio Vaticano II lançou as bases para uma renovada relação entre a Igreja e a cultura, com reflexos imediatos no mundo da arte. Tal relação é proposta na base da amizade, da abertura e do diálogo. Na Constituição pastoral Gaudium et spes, os Padres Conciliares sublinharam a grande importância da literatura e das artes na vida do homem: Elas procuram dar expressão à natureza do homem.”

O que faz o Ministério das Artes dentro da igreja católica?

A igreja tem buscado nas artes um novo jeito de evangelizar, chegando ao mais profundo sentimento do ser humano. Como nos fala o Catecismo da Igreja Católica parágrafo 2502 “A arte sacra é verdadeira e bela quando corresponde, por sua forma, à sua vocação própria: evocar e glorificar, na fé e na adoração, o Mistério transcendente de Deus, beleza excelsa invisível de verdade e amor, revelada em Cristo, resplendor de sua glória, expressão de seu Ser” (Hb 1,3), em quem “habita corporalmente toda a plenitude da divindade” (Cl 2,9), beleza espiritual refletida na Santíssima Virgem Maria, Mãe de Deus, nos anjos santos. A arte sacra verdadeira leva o homem à adoração, à oração e ao amor de Deus Criador e Salvador, Santo e Santificador.”

Em resumo o Catecismo afirma ainda “As artes, mas sobretudo a arte sacra, têm em vista, “por natureza, exprimir de alguma forma nas obras humanas a beleza infinita de Deus e procuram aumentar seu louvor e sua glória na medida em que não tiverem outro propósito senão o de contribuir poderosamente para encaminhar os corações humanos a Deus.” (CIC 2513)

As artes na RCC

Tem por objetivo levar a cultura de Pentecostes através das artes sacras (dança, teatro, decoração, artes plásticas,…). Deus nos dá muitas formas, dons de evangelização e o ministério das artes é uma arma importantíssima para levar almas até Deus, ele bate de frente com a realidade de hoje usando o corpo, a fala, diversas expressões, música, dança, pregação e muitas outras coisas que acontecem durante a caminhada de um artista de Deus.

O Ministério das Artes dentro do GOJ Servos de Deus

“Deus, vendo toda a sua obra, considerou-a muito boa” (Gn 1,31), é nesse moção que o Ministério das Artes do Grupo de Oração Jovem Servos de Deus caminha, procurando fazer o melhor para Deus, deixando que Ele opere através de nós as suas bênçãos. O ministério dentro do grupo é dividido em três núcleos: Núcleo de Teatro; Núcleo de Dança; Núcleo de Decoração. Que tem por objetivo auxiliar nas artes em geral, levando o amor de Deus através da inspiração que o Senhor nos dá.

O Núcleo de Teatro: No teatro não só falamos dos problemas e das soluções como mostramos acontecer, pois o artista usa das expressões corporais, da fala, para mostrar aos irmãos a mensagem de Deus . Para ser um “artista da fé” a pessoa precisa ser um adorador, saber escutar a Deus, pois adorando ao Senhor estará deixando que Espírito Santo o conduza. Escutar ao Senhor é muito importante, porque através dessa ação saberemos o direcionamento para a peça teatral. A diferença de um teatro secular e um teatro cristão esta

na real responsabilidade que o teatro cristão tem em trazer Jesus Cristo em cena, levando a mensagem para os atores e para os espectadores. Por isso o núcleo de teatro tem a importância de fazer o melhor para Deus em cena, deixando-se ser usado pelo Espírito Santo, a fim de ser canal da graça. Fazer teatro da fé requer todo esforço necessário (Jejum, oração, confissão, partilha, perdão), pois levando uma vida de santidade o Senhor manifesta seus prodígios e milagres na vida do ator, consecutivamente na vida dos espectadores.

Núcleo de Decoração: No núcleo de decoração assim como nos outros é necessário deixar que o Espírito Santo nos conduza sempre, pois a decoração por mais simples que seja, vai influenciar na atenção das pessoas para o pregador e das pessoas que estiverem conduzindo o momento. A decoração do local é muito importante, pois através dela podemos demonstrar receptividade, alegria, e muito mais. Por isso a importância de ouvir a Deus no momento de decorar, pois podemos influenciar na vida de muitas pessoas através da simplicidade.

Núcleo de Dança: A dança não só é uma animação feita no Grupo de Jovens, a dança é também uma forma de evangelização e de auxilio para levar pessoas a ter um encontro pessoal com Deus, como por exemplo: após a santa missa e a após uma pregação. Quando estamos dançando, não estamos apenas transmitindo uma mensagem, estamos sendo canal de graça de Deus naquele momento.

Inspirado pelo Espírito Santo e baseado na doutrina cristã, a dança não está presente só nos dia de hoje, ela já vem muito antes quando o Rei Davi se despiu e começou a dançar e a louvar a Deus diante de uma multidão quando estava repleto da graça de Deus. Não basta só saber dançar, tem que ter a coragem do rei Davi para dizer a qualquer um que venha desencorajar de dançar que “Foi diante do Senhor que dancei… ’’ (II Samuel 6, 21). Dançar para Deus e ser adoradores em Espírito e verdade!

O mundo em que vivemos tem necessidade de beleza para não cair no desespero. “A beleza, como a verdade, é o que traz alegria ao coração dos homens”. João Paulo II diz ainda: “Para transmitir a mensagem que Cristo lhe confiou, a Igreja tem necessidade da arte” É inspirado nas palavras do Bem Aventurado João Paulo II que o Ministério das Artes tem o objetivo de levar o anuncio de Jesus no meio artístico, quer num teatro, numa dança, numa decoração, o dever do artista é se colocar na presença do Pai e ser canal da Graça para que a Glória de Deus reine em todos os lugares, devemos olhar para o essencial. Quanto mais nos rendemos a Ele, mais e mais, Ele terá elementos para se utilizar de nós. Não devemos perder o foco, a visão de Deus para nós.

Faça parte Desse Ministério tão querido por Deus!
Entre em contato com a Equipe das Artes Servos de Deus!

2 Comments on "Ministério das Artes | Servos de Deus"

  1. Reginaldo Batista 12 de agosto de 2011 às 17:12 ·

    Ser das Artes é um grande Barato…

  2. Aline 18 de agosto de 2011 às 12:37 ·

    Arteiros do Senhor, um sonho que brotou no coração de Deus e hoje é o #sonho das nossas vidas

Leave a Comment

comm comm comm