A Comunicação na RCC

Written by  //  2 de maio de 2012  //  Comunicação Social  //  No comments

comunication
“Subi a uma alta montanha, para anunciar a boa nova a Sião. Elevai com força a voz, para anunciar a boa nova a Jerusalém. Elevai a voz sem receio, dizei às cidades de Judá: Eis vosso Deus!” 
(Isaías 40 , 9).

Vivemos em um mundo onde o ser e o ter passaram a ser prioridades em muitas vidas. Homens e mulheres, criados a imagem e semelhança de Deus, têm rejeitado a condição de filhos amados do Pai, priorizando o material e, aos poucos, perdendo a identidade cristã e vida no Espírito. Nossa sociedade, cada vez mais relativista, transmite uma imagem distorcida do evangelho, na maioria das vezes usando até mesmo a Palavra para justificar atitudes e atos que são moralmente duvidáveis. Sendo assim, precisamos elevar com força a voz, para anunciar a boa nova a Jerusalém. Anunciar sem receio, a todos: Eis vosso Deus! (Is 40)

O Ministério de Comunicação da RCC, tem como objetivo anunciar o Senhorio de Jesus, em todas as instâncias mostrar semeando a Cultura de Pentecostes. Dentro da Renovação Carismática, é um ministério de serviço que tem o objetivo de dinamizar, organizar e efetivar a evangelização através dos meios de comunicação, bem como ser responsável por toda parte de divulgação e cobertura dos eventos dentro da RCC, servindo de suporte aos demais ministérios.

Com o objetivo de dinamizar, organizar e efetivar a evangelização através dos meios deomunicação foi criado em maio de 2001 o Ministério de Comunicação Social, anteriormente chamado de Secretaria Gabriel.

Em comunhão com a coordenação de sua diocese do seu grupo de oração temos a função de organizar toda a parte de comunicação social, adaptando nossa ações às realidades que se apresentam.

Do mesmo modo que “o anjo Gabriel foi enviado por Deus à uma cidade…”, você comunicador, é agora o enviado para essa missão. E assim como o anjo Gabriel teve com muito amor e dedicação ao anunciar a maior Boa Nova de todos os tempos, busque nele a força e a inspiração necessários para atuar na sua diocese  e no seu Grupo de Oração.

Qual seria o perfil da comunicação e do comunicador ideais? Devemos ter consciência de que o nosso modelo de comunicador não é igual aquele que está por trás da grande estrutura de imprensa que vemos por aí.

Nosso modelo é o próprio filho de Deus. Jesus Cristo, com certeza, o melhor comunicador de todos os tempos. Por isso, devemos tê-Lo como modelo de nossas ações enquanto comunicadores.

O comunicador na RCC, como qualquer outro cristão, precisa ter como princípio de sua espiritualidade e de sua mística o jeito de comunicar de Jesus Cristo. Isso exige auto-avaliação constante, conversão e mudança de atitudes.

Veja algumas das qualidades que o comunicador deve ter:

>     Saber entusiasmar, contagia e criar uma vibração positiva nas pessoas;

>     Falar com convicção e autoridade

>     Ter participação ativa na sua comunidade e boa relação com os diversos grupos;

>     Compromisso com a verdade, comunicando aquilo que é, vive e sente;

>      Facilidade para improvisos e situações não previstas;

>     Percepção para acolher as pessoas e discernimento para ir ao encontro delas;

>     Linguagem simples, de modo que todos possam entende a mensagem.;

>     Hábito de planejar suas ações para que elas causem o impacto e a repercussão necessários;

>     Humildade;

>     Ser sempre portador da Boa Notícias, anunciando a possibilidade de uma vida nova, deuma sociedade justa e solidária;

>     Facilidade para trabalhar em equipe, dividindo responsabilidades, fazendo planejamentos e capacitando os membros;

>     Ser orante e comprometido com sua espiritualidade para se abastecer com o combustível
da fé e perseverar na prática da comunicação cristã .

Quando falamos da comunicação no Grupo de Oração precisamos lembrar do grande desafio que foi lançado pelo Papa João Paulo II para toda a Igreja, na Assembléia Plenária do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, em março de 2002:

“É fundamental considerar o nosso empenho com o mundo dos meios de comunicação social como uma para a qual o Espírito Santo chama agora a Igreja no mundo.(…) O principal desafio é encontrar as formas para garantir que a voz da Igreja não seja marginalizada ou silenciada na arena moderna dos meios de comunicação social. Portanto, deveis desempenhar um papel ao garantir que o Evangelho não seja limitado a um mundo estreitamente privado. Não! Jesus deve ser proclamado ao mundo; a Igreja deve entrar no grande foro dos meios de comunicação com coragem e confiança.”

E como Igreja, também devemos desempenhar um papel nessa missão. Com nossa identidade carismática e renovado ardor missionário somos agentes nessa nova evangelização e no anúncio da Boa Nova através dos meios de comunicação social.

.
ORAÇÃO DE SÃO GABRIEL
Portador das boas novas, das mudanças, da sabedoria e da inteligência. Arcanjo da
Anunciação, trazei todos os dias mensagens boas e otimistas. Fazei com que eu também seja
um mensageiro, proferindo somente palavras e atos de bondade e positivismo. Concedei-me o
alcance de meus objetivos. Amém.

Servos | Comunicação

Fonte: RCCBRASIL ; RCCRJ

Leave a Comment

comm comm comm