News | Habemus Papam

Written by  //  14 de março de 2013  //  Formação Católica, News  //  No comments

Imagem1

Primeiras palavras do novo Bispo de Roma

A Igreja Católica saudou, na tarde desta quarta-feira, 13, o seu novo Pontífice, Papa Francisco, cardeal Jorge Bergoglio, da Argentina.

Em suas primeiras palavras como Bispo de Roma, o Papa Francisco disse:

“Vocês sabem que o Conclave concede um Bispo a Roma. Parece que meus irmãos cardeais foram escolher um lá no fim do mundo. Mas estamos aqui. Agradeço pelo acolhimento à comunidade diocesana de Roma. Antes de tudo, gostaria de fazer uma oração pelo nosso Bispo Emérito Bento XVI. Rezemos todos juntos para que o Senhor o abençoe”

Acesse::: Na íntegra: As primeiras palavras do Papa Francisco

O Santo Padre rezou com os fiéis o Pater Noster (Pai-Nosso). Em seguida, uma Ave-Maria. Papa Francisco disse ainda que começa agora um caminho do bispo de Roma com o povo, um caminho de fraternidade e amor. “Vamos rezar uns pelos outros”, pediu o novo Pontífice.

Primeiras-Palavras-do-Papa-FranciscoPapa Francisco se inclina para receber oração dos fiéis – Foto: Clarissa Oliveira

:: Veja mais fotos

Num gesto de humildade, o novo Pontífice se inclinou e pediu ao povo que intercedesse por ele. Nesse momento, a Praça São Pedro foi tomada pelo silêncio orante dos fiéis que rezavam por seu novo pastor.

Em sua despedida, o Papa Francisco pediu à multidão oração por seu pontificado e propôs-se a rezar por Roma e pelo mundo.

O novo papa na JMJ

Jovens do mundo inteiro se alegram com o sim do Papa Francisco e com a vinda dele ao Brasil em julho para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em sua primeira viagem apostólica internacional. Como Comitê Organizador Local (COL), manifestamos nossa unidade com o novo Vigário de Cristo na terra e nossa fidelidade e obediência ao seu pastoreio.

Biografia

Cardeal Jorge Mario Bergoglio, SJ, arcebispo de Buenos Aires, Argentina, para Ordinária de rito oriental fiel na Argentina que não têm um Ordinária do próprio rito, nasceu em 17 de dezembro de 1936 em Buenos Aires. Ele foi ordenado para os jesuítas em 13 de dezembro de 1969 durante os estudos teológicos na Faculdade de Teologia de San Miguel.

(Papa francisco Andando de metro na capital Argentina)

Ele era novato mestre em San Miguel, onde também ensinou teologia. Foi Provincial da Argentina (1973-1979) e reitor da Faculdade de Filosofia e Teologia de San Miguel (1980-1986). Depois de completar sua tese de doutorado na Alemanha, serviu como confessor e diretor espiritual em Córdoba.

Em 20 de maio de 1992 ele foi nomeado bispo titular de Auca e Auxiliar de Buenos Aires, receber a consagração episcopal em 27 de junho. Em 3 de Junho de 1997, foi nomeado Arcebispo Coadjutor de Buenos Aires e conseguiu Cardeal Antonio Quarracino em 28 de fevereiro de 1998. Ele também é comum para o Leste de rito fiel na Argentina que não têm um Ordinária do próprio rito.

Relator Adjunto Geral da 10ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, Outubro de 2001.

Ele atuou como presidente da Conferência Episcopal da Argentina a partir de 8 de novembro de 2005 até 8 de novembro de 2011.

Criado e proclamado cardeal pelo Beato João Paulo II no consistório de 21 de fevereiro de 2001, do título de S. Roberto Bellarmino (Santo Roberto Belarmino).

Membro de :

Congregações: para o Culto Divino ea Disciplina dos Sacramentos, para o Clero, para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica;

Conselho Pontifício para a Família;

Pontifícia Comissão para a América Latina.

Fonte:  Vaticano | Site Canção Nova

Leave a Comment

comm comm comm