News | Jovens de Maria

Written by  //  12 de março de 2015  //  News  //  No comments

11002617_861295513914339_6829514702161257664_n

Nós sabemos dos desafios de gerar conteúdo proprietário e religioso que fascine os jovens nos dias de hoje. Os canais de comunicação estão recheados de grandes e caríssimas produções, cheios de bons profissionais e, por muitas vezes, envolvidos com conteúdos que nem sempre agregam na formação de sujeitos transformadores e de bons valores.

O DESAFIO DE APRESENTAR A SABEDORIA, A VERDADE E A BELEZA DO EVANGELHO” – Papa Francisco

Papa Francisco, em uma mensagem aos comunicadores católicos, disse: “Num mundo globalizado, em que aparecem novas culturas com novas linguagens, símbolos e imaginação, os comunicadores católicos têm de enfrentar, cada vez com mais frequência, o desafio de apresentar a sabedoria, a verdade e a beleza do Evangelho numa linguagem capaz de tocar as mentes e os corações das inúmeras pessoas que estão sedentas de um sentido e direção para suas vidas, como indivíduos e como membros da sociedade”. Essas palavras do Papa inspiram muitos jovens a responderem a sua exigente e entusiasmante tarefa.

UM BOM EXEMPLO

Você conhece o Jovens de Maria? É um projeto do portal A12.com como um espaço dentro da comunicação do Santuário de Aparecida para os jovens. O site que foi criado em 2010 revela um pouco sobre as realidades do universo do jovem católico. O Jovens de Maria traz conteúdos de entretenimento carregados de valores por meio da sua web TV – onde são publicadas entrevistas, matérias e artigos. No Youtube são produzidos diversos programas e um deles, que vamos conhecer um pouco mais, é o “3 Pontos”  –apresentado por Michell Lima que vai contar como tudo funciona para nós.

3pontos1

SERVOS DE DEUS: O que você vê de mais fascinante em comunicar um conteúdo de valores nos dias de hoje? O que motiva a pensar e se envolver com esse tipo de projeto?

MICHELL: Eu acredito que na internet há muitos produtos sem conteúdo de verdade e existe um público grande para esse tipo de coisa. No entanto, por meio da internet, podemos chegar a muitas pessoas e transmitir valores humanos importantíssimos para nossa sociedade. As pessoas estão cada vez mais carentes de formação e informação. E o maior desafio é trazer esses conteúdos de forma atrativa e dinâmica para causar um primeiro impacto positivo e fazer com que a pessoa não feche a janela e nos dê o voto de confiança que precisamos para poder transmitir nossa mensagem. Portanto, saber que eu posso levar valores as pessoas é algo que me motiva bastante.

SERVOS DE DEUS: Em síntese, você pode nos contar como que surgem as ideias para produção dos programas dentro dos Jovens de Maria e como vocês definem a pauta de cada episódio?

MICHELL: Existe uma equipe que trabalha produzindo esses conteúdos. Em vídeo temos o Pra Pensar, o Youcat e o 3 Pontos, além de vídeos de cobertura de eventos e entrevistas. Mas também existem conteúdos escritos e um podcast chamado Papo JM. Todos esses conteúdos são pensados, discutidos em reuniões de pauta onde se decidem quais temas serão abordados, porém cada um desenvolve o conteúdo do qual está encarregado. O 3 Pontos, por exemplo, sou eu que defino o tema e faço o roteiro, mas para a produção, gravação e edição contamos com uma equipe. Assim acontece com cada programa.

SERVOS DE DEUS: Como apresentador, por estar como porta-voz, você acredita que por esse motivo é também mais “cobrado” a ter uma postura coerente com aquilo que você apresenta nos programas do Jovens de Maria?

MICHELL: No 3 Pontos eu busco falar de valores que a sociedade e eu devemos viver e melhorar a cada dia. Eu acredito que as pessoas normalmente esperam uma coerência de alguém que se expõe a falar sobre conteúdos desse tipo. Por isso para mim se torna também uma exigência maior já que me posiciono publicamente, mas vejo isso como algo positivo, pois me ajuda a fazer um esforço a mais por melhorar. No entanto, penso que essa sintonia entre discurso e prática deva ser algo vivido por todos.

Michell Lima é estudante de Rádio e Televisão, tem 25 anos, é apresentador do 3 Pontos, operador de câmera e editor de vídeo no Portal A12.com.

 

Acompanhe o Jovens de Maria também nas redes sociais:

facebook instagram twitter youtube

 

 

Para mais informações, acesse: http://www.a12.com/jovens-de-maria

Escrito por: Tamiris Brígido – servosdedeus.com.br

Leave a Comment

comm comm comm